Veja o vídeo de uma matéria da TV Record sobre Bullying Escolar
Espaços e Projetos Pedagógicos
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Bullyng
Bullying é uma palavra inglesa, sem termo equivalente em português, que significa o desejo de colocar uma outra pessoa em estado de tensão gerando um sofrimento psíquico a esta.
Define-se Bullying como o conjunto de comportamentos agressivos, repetitivos e dirigidos ao outro em uma condição em que existe um desequilíbrio de poder. Neste caso a vítima não consegue se defender por não se sentir em condições de enfrentar aquele que o ataca.
Sua fragilidade pode ser por diferentes motivos tais como: ser de estatura menor, ter menor força física que o agressor, por se sentir não tão esperto quanto aquele que lhe impõe a agressão, por ter algum traço físico que chame a atenção etc.
O Bullying escolar tem gerado grandes preocupações por ser um fenômeno bastante freqüênte, complexo e ainda pouco trabalhado nas escolas e quando isto acontece nem sempre é eficiente, pela forma em que se manifesta e pela pouca conscientização nos meios educacionais.
Normalmente a agressão ocorre fora do campo de visão dos professores, com freqüência no recreio, onde o agressor fica misturado com os outros alunos.
A preocupação também se justifica pelas suas conseqüências já que tem a propriedade de causar traumas irreversíveis ao psiquismo de suas vítimas.
O comportamento Bullying pode se manifestar de forma direta, através de agressões físicas ou tomando pertences da vítima, ou ainda através de apelidos que tem o objetivo de gerar constrangimento ou discriminação.
Pode também se manifestar de forma indireta quando se cria comentários desagradáveis e pejorativos sobre a pessoa, com o objetivo de excluí-la do grupo.
A vítima normalmente encontra dificuldade de falar sobre o que lhe ocorre, algumas vezes por medo de represálias ou vergonha e quando fala do que sente nem sempre encontra alguém que valorize seus sentimentos.
O agressor do Bullying tem a tendência a desenvolver comportamentos delinqüentes e dificuldades nas relações sociais. Apresenta baixa tolerância à frustração, com o uso freqüente da violência a fim de firmar-se frente aos outros.
O problema é complexo e de difícil resolução. Necessita de atenção de todos: Pais, alunos, professores, profissionais da saúde e etc.
Psicóloga Rosângela Martins
Acesse no link abaixo a Cartilha que orienta pais e educadores sobre Bullying http://g1.globo.com/jornalhoje/download/0,,5952-1,00.pdf
Assinar:
Postagens (Atom)